revista_digital

 foro_oftrack

BAJA TT CAPITAL DOS VINHOS DE PORTUGAL

altBaja TT Capital dos Vinhos de Portugal

Realizou-se no passado sábado pelas 17 horas na Casa do Alentejo, em Lisboa, a apresentação da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

 

Marcaram presença na cerimónia diversos pilotos, responsáveis de ambas as federações, o presidente do Município de Reguengos, José Calixto, o vereador do desporto, Miguel Singeis, diversos patrocinadores, convidados, bem como os responsáveis pela organização e comunicação social.

A animação da cerimónia esteve a cargo do Grupo Coral de Reguengos de Monsaraz.alt

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal será pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno sobre a égide da Federação de Motociclismo de Portugal contando também para o Troféu Polaris, Troféu Can-Am e Taça Yamaha.  No âmbito da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno juntam-se a Taça de Portugal de TT, Taça Ibérica de TT e Desafio Total/Mazda (FPAK).

Para celebrar a efeméride, a Secção de Motorismo da Sociedade Artistica Reguenguense, entidade que ao longo destes trinta anos, ininterruptamente, se tem dedicado à organização desta prova alentejana, anuncia várias novidades que reforçam a excelência desta competição e sua imagem enquanto evento de referência do todo-o-terreno em Portugal.

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, contará com um programa de animação complementar. As viaturas de competição estarão expostas no Parque da Cidade, haverá uma cerimónia de partida que terá início às 21 horas de sexta-feira complementada com um espetáculo pirotécnico que dará o mote para o arranque da competição e serão homenageadas algumas entidades e pessoas que marcaram a prova ao longo da sua história.

A prova alentejana vai contemplar mais dois fortíssimos motivos de atração: o arranque de um novo desafio Ibérico, o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva e o Troféu Casa Valadas. 

O Troféu Terras do Grande Lago Alqueva destinado à competição Auto, resulta de uma organização conjunta entre a Secção Motorismo da SAR e o Motor Club Villafranca de los Barrios (Espanha) e contempla a realização de duas provas, a primeira das quais, a Baja TT de Reguengos de Monsaraz e a segunda, o Rally TT Baja Dehesa de Extremadura, que irá decorrer nos dias 9 e 10 de Junho, em Espanha. Serão premiados os três primeiros da classificação geral das categorias T1 e T2, no valor total de 10.000 euros a atribuir.

Para este ano comemorativo do trigésimo aniversário da prova, a SAR volta a anunciar a realização do Troféu Casa Valadas, destinado aos pilotos Moto e Quad do Concelho de Reguengos de Monsaraz que poderão inscrever-se a um preço mais baixo. Serão ainda atribuídos prémios aos três primeiros classificados e ainda cheques-oferta do patrocinador.

Este ano a organização anunciou algumas novidades no programa da prova, nomeadamente a realização das verificações administrativas e técnicas durante todo o dia de 6ª feira e novamente a realização da cerimónia de partida no centro da cidade de Reguengos na noite de 6ª feira dia 25, onde o publico pode observar de perto as máquinas e equipas que vão disputar a prova numa apresentação individual a cada concorrente que subirá ao palanque de partida. Serão igualmente efetuadas algumas distinções por ocasião da 30ª edição da prova.

Sábado pela manhã realiza-se o prólogo com uma extensão superior a 8 kms e a partir das 13 horas o 1º setor seletivo com quase 80 kms para as motos, quads e ssv´s e 142 kms para os autos.alt

No domingo pela manhã motos, quads, ssv´s e autos farão uma 2ª passagem pelo setor seletivo de 142 kms estando a entrega de prémios prevista para cerca das 16 horas no palanque de chegada instalado este ano na Praça da Liberdade.

A prova de Reguengos servirá igualmente para apresentação da edição de 2019 do Rali Dakar, numa cerimónia a realizar na 6ª feira pelas 19 horas no auditório municipal

 

PAULO TABANEZ

 

alt