3ª Prova Campeonato Nacional QuadCross/Pedrogão Grande
Foi em Pedrogão Grande ,bem no interior do país ,que fomos encontrar a pista para mais um grande dia de corridas. Uma pista com cerca de 1.200 mt ,localizada numa encosta ,bem desenhada e com um paddock acampado estrategicamente em frente á pista ,dando desta forma uma panorâmica geral da mesma.
O dia fez-se sentir bastante quente e os Bombeiros não tiveram a vida facilitada para conseguir manter a pista regada afim de combater o pó ,mas deram o seu melhor e o objectivo foi praticamente conseguido.
A primeira manga de QX Open foi preenchida por 6 pilotos e dada a partida ,João “Puto” Vale instalou-se na 1ª posição e com um andamento muito rápido e uma pilotagem muito eficaz ,manteve este lugar até final ,aumentando a distância significativamente ,volta a volta para o 2º classificado Raul “Lupi” Vega. Tiago Gomes ,ainda em recuperação física da queda em Alqueidão ,não teve um bom arranque ,mas ainda assim conseguiu conquistar a 3ª posição final após várias ultrapassagens , deixando atrás de si ,Guillem Ullastres ,Jorge “Caçador” Cardoso e Diogo “Trofinhas” Campos ,estes dois últimos que tiveram uma luta acesa durante toda a corrida.
Na segunda manga as coisas animaram e Vega rodou as primeiras voltas na 1ª posição ,quando logo na primeira curva Vale é trancado e fica bem no final do pelotão ,obrigando-o a aplicar-se e a mostrar o seu GRANDE valor como piloto ,fazendo duas magníficas ultrapassagens a Gomes e a Vega na mesma curva ,separadas apenas por 2 voltas. Após subir á posição da frente ,Vale ,manteve um ritmo muito forte ,aumentando progressivamente a distancia para os seus opositores e levando o público ao rubro ,aplaudindo efusivamente o jovem piloto a cada volta. Sem grande história Vega terminou na 2ª posição ,seguido por Tiago Gomes ,muito animado com a sua prestação e pelo corpo ter aguentado as corridas ,depois de ter deslocado as 2 omoplatas na corrida de Alqueidão. Guillem Ullastres conquistou ,mais uma vez a 4ª posição e desta feita Diogo Campos foi mais forte que Jorge Cardoso. João Vale está assim no 1º Lugar do Campeonato ,tendo vencido todas as mangas até agora realizadas.
O Troféu Basic foi muito animado e brindou-nos com 2 vencedores distintos. João “Sapinho” Santos tem-se apresentado cada vez mais forte e foi logo na primeira manga que este piloto muito jovem ,que corre o primeiro ano nesta classe ,comandou desde o inicio e controlou a pressão exercida por Daniel Bernardo até á bandeirada de xadrez ,cruzando a meta separados por apenas 2 segundos. Beto Paiva e Joaquim “Kingzinho” Ribeiro ocuparam as posições seguintes.
Foi na segunda manga que assistimos á primeira vitória de Beto Paiva neste Troféu e a uma recuperação ,espectacular ,de Joaquim Ribeiro ,que ficou na grelha de partida tentando colocar o seu quad em funcionamento e arrancou já muito atrasado ,mas que conseguiu ascender ao 2º lugar com muita garra e determinação. João Santos ficou na 3ª posição e Daniel Bernardo não foi além do 6º posto após dois despistes ,um dos quais com muito aparato mas sem consequências para o piloto e quad.
Nos Iniciados foi Tomás Clemente que levou de vencida as duas mangas ,secundado por Henrique Alves e por Fran Alvarez. Temos assistido ,nesta classe ,a uma evolução muito significativa dos pilotos e torna-se cada vez mais agradável ver estes miúdos a correr ,o que demonstra um futuro promissor e de alto nível para esta maravilhosa modalidade.
Próxima prova ,17 de Junho em Castelo de Paiva numa pista totalmente nova ,feita de raíz para a ocasião.
Até lá…
QX OPEN
1º.Joao Vale…………….100 Puntos
2º.Raul Vega…………….83 Puntos
3º.Tiago Gomes………...77 Puntos
4º.Guillem Ullastres…….61 Puntos
Q BASIC
1º.Daniel Bernardo…………97 Puntos
2º.Joaquim Ribeiro…………94 Puntos
3º.Joao Santos……………..79 Puntos
Q INICIACION
1º.Tomas Clemente……….109 Puntos
2º.Henrique Alves………….101 Puntos
3º.Fran Alvarez……………..86 Puntos
FOTOS Y TEXO : CELIO HUNT