revista_digital

 foro_oftrack

X Trofeu Yamana / Rio Maior / Final del Trofeu

altX Troféu Yamaha 2013 Rio Maior

            .-E eis que chegou o dia em que se realizou a última ronda de corridas do X Troféu Yamaha, desta feita em Rio Maior, numa pista e numa paisagem de beleza invejável, que maravilhou todos os presentes...

    .-Conforme tinha sido anunciado pela organização, nesta edição surgiu a Classe Open, classe esta, que nos deu a possibilidade de vermos motos de outras marcas a correr neste troféu e deu outra cor ás corridas e outra emoção ás lutas disputadas.

      .-Depois duma manhã de treinos cronometrados nas diversas classes e depois de definidas as grelhas de partida, chegou a pausa para almoço, que foi preenchida por uma exibição de algumas manobras de freestyle em moto de água, pelo Piloto Pedro “Teixeirinha” Teixeira, que captou a atenção do público e dos pilotos, tornando, desta forma, a hora de almoço bastante divertida.

     .-Nos Iniciados Moto4, assistimos a uma corrida alucinante,  em que Eduardo Santos e João Delgado lutaram pela vitória, desde o primeiro ao último minuto, sendo que “Edu” mostrou a sua garra e não abriu  mão da 1ª posição, que ocupou desde o inicío da corrida, conquistando o titulo de Campeão do Troféu na classe Iniciados. Junto com esta classe correram ainda os Infantis, sendo que Hugo Oliveira venceu a corrida, seguido de Rodrigo Duarte e ficando de igual forma nas mesmas posições na classificação final do troféu, na respectiva classe...alt

     .-Na classe Veteranos, mais uma vez, Vitor Santos a mostrar que a idade não conta e fez uma corrida de fazer inveja a qualquer jovem, vencendo a Classe, na frente de José Delgado, sagrando-se o novo Campeão do troféu, seguido por Francisco Quirino e Nelson Moreno. Na classe Fun tivemos as grandes Raptor 700, 660 e as pequenas 250,uma delas tripulada por uma rapariga, Carina Ferreira, que terminou a prova no 7º posto e o campeonato na mesma posição. Foi uma corrida de nervos, com grandes lutas pelas posições cimeiras e desta vez Nelson Raposo conquistou o lugar mais alto do pódio e sagrou-se o grande Campeão desta edição, separado apenas por um ponto de António Pacheco que, aqui em Rio Maior, não chegou ao final e viu-se revogado para a segunda posição no campeonato.

     .-Tivemos então a nova Classe, preenchida por motos de outras marcas em conjunto com as Yamaha, uma novidade neste Troféu monomarca, uma ideia que agradou ao público e abriu portas a outros pilotos... Esta foi uma corrida muito animada, com 18 pilotos e com um ritmo alucinante. Dada a partida, Roberto “Beto” Borrego, ocupou de imediato a 1ª posição, seguido de Ricardo Sousa em Suzuki Ltr 450 e por Pedro Silva em Yamaha Yfz 450. As primeiras 3 voltas foram de extrema emoção e de arrepiar, os dois pilotos da frente passavam colados, separados por escassos centimetros e as motos chegaram mesmo a tocar-se, levando o público ao rubro, com tanta destreza e pericia de condução destes dois, após 3 voltas “Beto” não aguentou a pressão exercida por Sousa, que passou para a 1ª posição e a ocupou até final. Sousa imprimiu um ritmo forte, numa pista que é a sua “praia”, tipo Qx e mostrou o seu valor como Piloto nesta classe, fazendo a volta mais rápida e vencendo com 13.05 segundos de vantagem sobre “Beto”, que apesar desta pista não ser apropriada á sua pilotagem e moto, deu espectáculo e mostrou porque é o Campeão Nacional de TT.alt

     .-Mais uma corrida e mais uma grelha bem preenchida, com cerca de 24 Pilotos, das classes 450 e 450 Oficiais. Dada a partida, saíram na frente os Pilotos da classe 450 e numa luta acesa pelos lugares da frente, assistimos á queda de Ruben Alexandre, que se viu obrigado a desistir e não pontuar nesta ronda de corridas, mas ainda assim a tornar-se o Campeão desta classe. Pedro Silva, um Piloto que tem lutado intensamente por uma vitória, tem mostrado uma grande evolução e desta vez não deixou escapar a oportunidade de ocupar o lugar mais alto do pódio e conquistar os ansiados 25 pontos, que lhe deram o lugar de Vice-Campeão na classe 450. Nos 450 Oficiais “Beto” voltou a vencer  na eterna disputa com o seu colega de equipa, Ricardo "Antrax” Carvalho e João “Sapinho” Santos foi terceiro, piloto que tem estado afastado das pistas, mas que nesta última corrida apareceu para ocupar o 3º lugar do pódio e nos brindar com uma condução que já todos conhecemos.

    .-Chegamos ao fim de mais um Troféu Yamaha e as saudades já começam a apertar...

     .-Parabéns a todos os intervenientes e em especial ao Sr. Vitor Cândido pelo que tem feito pelo desporto motorizado em Portugal, o nosso Muito OBRIGADO a este Grande Senhor e esperamos ansiosos pelo XI Troféu Yamaha.

Texto y Fotos: Célio “Hunt” Caçador

 

 

    .-Enhorabuena a todos los participantes en este IMPRESIONANTE Campeonato “TROFEO YAMAHA 2013”  a los vencedores de todas las categorias, a los Campeones en la especialidad de QUADS o MOTO4 y muy especial a los PILOTOS OFTRACK, Roberto “BETO” y Eduardo SANTOS por la victoria en la Categoria de Pilotos Oficiales y Pilotos Iniciados.

PARABENS CAMPEONES.

OFTRACK

Mas información: 

http://www.trofeuyamaha.com/

CLASIFICACIONES FINALES 

alt